Programação
Nesta versão do Scriptcase está incorporada o conceito de programação, com a utilização de recursos de atributos, métodos e bibliotecas. Na versão anterior já era possível criar regras de negócio nas aplicações, utilizando este conceito o grande diferencial é que agora isto poderá ser realizado de forma mais organizada, facilitando tanto o desenvolvimento quanto o entendimento da regra por outro desenvolvedor.
Atributos
Os Atributos são variáveis que tem escopo global dentro da aplicação declarada. Um atributo pode ser referenciado em todos os métodos e eventos de uma aplicação.
Interface Configuração dos Atributos.
- Atributos
- Nome do Atributo : Esta caixa de texto permite informar o nome do atributo, após ser digitado o nome basta clicar no botão incluir. Caso deseje alterar será necessário clicar no nome do atributo (localizados a esquerda dos botões) efetuar a alteração necessária e clicar no botão alterar. Caso seja necessário excluir algum atributo, é necessário realizar o mesmo processo do botão alterar, só que ao selecionar o atributo é necessário clicar no notão excluir. O botão limpar, como o próprio nome diz limpa toda a lista de atributos localizadas a esquerda do botão.
Bibliotecas Internas
Para utilizar uma biblioteca é só selecionar o tipo correspondente ( Bibliotecas do Projeto por exemplo) e marcá-la. Este processo faz com que os métodos existentes na biblioteca, sejam visíveis em todos os Eventos e Métodos da aplicação. Veja como criar e gerenciar bibliotecas acessando aqui.
Interface de gerenciamento de bibliotecas internas
Métodos PHP
Métodos são funções ou procedimentos declarados pelo desenvolvedor, que ajudam a aplicação das regras de negócio para um aplicativo. Usando métodos nas aplicações é possível a reutilização de código e melhorar a produtividade de desenvolvimento.
Criando um novo método
- Defina o nome para o novo método e clique no botão Criar. Como na imagem abaixo.
O código dos métodos PHP são incorporados à uma mesma classe, desta forma, não é possível a utilização de duas funções com o mesmo nome, mesmo quando utilizadas em métodos diferentes.
- Métodos podem ter parâmetros de passagem.
- Adicionar a quantidade variáveis:
- Definição da variável:
- Nome : Digite o nome da variável.
- Tipo : Selecione o tipo de variáveis como: por valor ou por referência.
- Valor padrão : O valor do parâmetro usado para inicializar a variável na chamada tim e.
Referências permitem que você crie um segundo nome para uma variável que você possa usá-lo para ler ou modificar os dados originais armazenado naquela variável.
- Edição do parâmetro:
- : Seleciona todos os parâmetros variáveis em parâmetros de campo.
- : Desmarca todos os parâmetros de seleção de variáveis em parâmetros de campo.
- : Edita a variável selecionada em parâmetros de campo.
- : Elimina a variável selecionada em parâmetros de campo.