Ligação de Captura
Ligações de captura são ligadas obrigatoriamente à aplicações de consulta(Aplicação de destino) com o objetivo de recuperar o valor de um campo, indicado na ligação, para o preenchimento automático de um campo na aplicação de origem.
Para utilizar uma consulta como origem da ligação a aplicação deve está utilizando o filtro avançado, já que para aplicações de consulta este tipo de ligação está disponível apenas para os campos do filtro.
Esta ligação ocorre através do botão de pesquisa adicionado ao lado do campo que receberá o valor recuperado na aplicação de destino.
Aplicação de origem é utilizado para identificar a aplicação onde será criada a ligação. A aplicação de origem terá a chamada para a Aplicação de destino, que de refere a aplicação que será chamada após a ativação da ligação.
Exemplo de um campo com Ligação de Captura.
Criando uma Ligação de Campo
A criação de uma ligação é iniciada na lista das ligações, ao clicar no botão Criar nova ligação.
Na tela seguinte serão listadas os tipos de ligações disponíveis na aplicação.
Tipo da Ligação
Nesta etapa serão exibidos os tipos de ligações disponíveis na aplicação. A consulta possui quatro tipos exibidas de acordo com a disponibilidade na aplicação, selecione a opção: Ligação de Captura.
Neste tipo de ligação devemos selecionar um campo da aplicação de origem para a criação da ligação.
Na aplicação de Consulta serão listados os campos configurados no filtro avançado da aplicação.
Após selecionar o campo para a ligação, clique em Prosseguir ».
Lista de Aplicações
Todas as aplicações do projeto disponíveis para a ligação serão listadas. Nesta etapa o desenvolvedor deve selecionar a aplicação de destino que será utilizada na ligação.
Localizando Aplicações
Para auxiliar na localização da aplicação é possível utilizar os botões de agrupamento ou o campo Procurar.
Campo de pesquisa
A pesquisa é realizada pelo nome da aplicação.
Botões de Agrupamento
Neste agrupamento são três opções de visualização:
Todas
Lista todas as aplicações do projeto em ordem alfabética a-z.
Exemplo das aplicações sem agrupamento
Por Pasta
Lista as aplicações agrupadas por sua pasta, de acordo com a organização das aplicações no Projeto Explorer.
Exemplo das aplicações agrupadas Por Pasta
- Item 1 - Lista de pastas criadas no Projeto Explorer. Selecione a pasta e todas as aplicações da pasta serão exibidas no item 2.
- Item 2 - Lista das aplicações da pasta selecionada no Item 1.
Por Tipo
Lista as aplicações agrupadas por seu respectivo tipo.
Exemplo das aplicações agrupadas Por Tipo
Item 1 - Tipos de aplicações existentes no Scriptcase. Selecione o tipo de aplicação que você deseja listar, as aplicações correspondentes ao tipo selecionado serão listadas no item 2. Item 2 - Lista das aplicações referentes ao tipo selecionado no item 1.
Ao selecionar a aplicação de destino clique em Prosseguir ».
Definição dos Parâmetros
Nesta etapa o desenvolvedor deve selecionar o campo que terá seu valor recuperado, no atributo Recuperar valor do campo. Também é possível utilizar parâmetros para a aplicação de destino, possibilitando por exemplo, filtrar os dados listados na consulta para recuperação do valor.
Nesta ligação os parâmetros listados são Variáveis Globais definidas no SQL da aplicação de destino ou em eventos.
Recuperar valor do campo
Este atributo define o campo que terá o valor recuperado na ligação. Os campos listados devem ser configurados no Posicionamento dos campos da aplicação de destino, para serem listados no atributo, é necessário que o campo sendo exibido na aplicação chamada.
Parâmetro
Lista todos os parâmetros definidos na aplicação de destino.
Tipo
Define o tipo de origem do valor que será enviado para o parâmetro definido na aplicação de destino.
A opções são:
- Variável global - Utiliza o valor de uma variável global, definida na aplicação de origem, como parâmetro. Esta opção será listada apenas se uma variável global for definida em um evento na aplicação de origem.
- Valor fixo - Utiliza um valor fixo, definido na coluna valor, como parâmetro. Nesta opção apenas valores alfanuméricos são permitidos.
- Sem Valor - Utilizando esta opção nenhum valor é passado como parâmetro. Ao utilizar esta opção como parâmetro para uma chave primária, a aplicação de destino será será exibida em modo de inclusão.
Valor
Define o valor que será enviado como parâmetro. As opções desta coluna são alteradas de acordo com o Tipo selecionado.
- Coluna Tipo = Variável Global - Serão listadas apenas as variáveis globais definidas na aplicação de origem.
- Coluna Tipo = Valor Fixo - Será exibido um campo onde deve ser informado o valor que deve ser passado. Não é permitida a utilização de variáveis nesta opção, que aceita apenas valores alfanuméricos.
- Coluna Tipo = Sem valor - Nenhuma valor será enviado para a aplicação de destino, desta forma esta coluna não terá opções para serem selecionadas.
Botão Refresh
Este botão possibilita a recarga ajax da lista dos parâmetros, desta forma é possível alterar ou adicionar um parâmetro na aplicação de destino sem a necessidade de reiniciar a criação da ligação em curso.
Propriedades da Ligação
Estas propriedades definem o modo de exibição da aplicação de destino para o usuário final. Neste tipo de ligação é possível definir a penas a utilização ou não do modal.
Ao opção por não utilizar o modal, marcado o Não no atributo Modal, a aplicação de destino será aberta em uma nova janela do navegador. Ao Marcar Sim no atributo modal, a aplicação de destino será exibida dentro de um modal.
Modal
Define se a aplicação de destino será exibida dentro de um Modal.
Ao Marcar Sim no atributo modal, a aplicação de destino será exibida dentro de um modal. Caso marque Não no atributo Modal, a aplicação de destino será aberta em uma nova janela do navegador.
Largura
Este atributo está disponível para configuração apenas ao marcar Sim no Atributo Modal.
Define a largura do modal onde o formulário será aberto. Esta largura refere-se ao espaço horizontal disponível para exibição da aplicação.
Este atributo utiliza obrigatoriamente pixels como unidade de medida, desta forma, apenas números devem ser informados para definição da largura. A largura da aplicação exibida no modal respeita a definição do atributo Largura da Tabela.
Exemplo da aplicação aberta no modal
Altura
Este atributo está disponível para configuração apenas ao marcar Sim no Atributo Modal.
Define a altura do modal onde o formulário será exibido. Esta altura refere-se ao espaço vertical disponível para exibição da aplicação.
Este atributo utiliza obrigatoriamente pixels como unidade de medida, desta forma, apenas números devem ser informados para definição da largura. A altura da aplicação é calculada automaticamente e respeita a quantidade de campos selecionados para a aplicação.
Exemplo da aplicação aberto no modal
Permite a edição no aplicativo de destino
Possibilita a exibição do botão editar ![Exemplo do botão de edição][img_btn_edicao] na aplicação de destino.
___
Propriedades da Consulta
Propriedades do Iframe
Este bloco de configuração fica disponível ao utilizar o Modal para exibição da aplicação de destino, marcando Sim no atributo modal nas Propriedades da Ligação.
Modo compacto
Define se o cabeçalho e rodapé, configurados na aplicação de destino, serão exibidos na ligação.
Este atributo está disponível para configuração apenas ao marcar Sim no Atributo Modal.
Remover margem da aplicação
Remove as margens da aplicação de destino.
Este atributo está disponível para configuração apenas ao marcar Sim no Atributo Modal.
Remover borda da aplicação
Remove as bordas da aplicação de destino.
Este atributo está disponível para configuração apenas ao marcar Sim no Atributo Modal.