Texto
Configuração Geral
Esse tipo de campo permite que o desenvolvedor crie de forma rápidas campos para a exibição dos dados vindos do banco de dados, onde o usuário final poderá ver os dados na forma que foi configurado pelo desenvolvedor.
Tipo do Dado
Define o tipo do campo na aplicação. Neste caso devemos selecionar Texto.
Label
Define o título que será exibido no campo ao executar a aplicação. A terminologia utilizada na interface é fundamental para que seu sistema tenha uma boa usabilidade, devemos utilizar nomes e termos familiares para o usuário final da aplicação, ao invés de utilizarmos termos originados no sistema.
Por exemplo, este campo texto que na tabela possui o nome nomevendedor, o cliente teria um entendimento melhor da funcionalidade do campo ao definirmos a label como Nome do Vendedor.
Alem de um texto fixo, o atributo Label permite a utilização de lang para definir o título do campo, possibilitando assim a internacionalização de sua Aplicação.
Preenchimento automático do navegador
Define se o campo permitirá o preenchimento automático do navegador. Por padrão, o preenchimento automático dos campos é permitido.
- Quando estiver desabilitado, o campo permitirá o preenchimento automático pelo navegador.
- Quando estiver habilitado, o preenchimento automático do campo será bloqueado.
Converte Letra
Essa opção permite que o desenvolvedor informe como o texto será mostrado no momento da execução.
As opções disponiveis são:
Caixa Baixa: Todas as letras do texto serão convertidas para minúsculas.
Caixa Alta: Todas as letras do texto serão convertidos para maiúsculas.
Capitula primeira palavra: A primeira letra da primeira palavra será convertida para maiúscula.
Capitula todas as palavras: A primeira letra da todas as palavras Serão convertidas para maiúsculas.
Mostrar Conteúdo HTML
Habilitando essa opção, será exibido no campo todo o conteúdo HTML, CSS e Javascript que estão inseridas no banco de dados junto com o valor principal.
Máscara de Exibição:
Define a máscara de exibição do campo. São dois os tipos de máscara descritos na tabela abaixo:
Caracter | Descrição |
---|---|
X | É substituído por quaisquer caracteres retornados pelo banco de dados. Seu preenchimento é obrigatório e quando forem retornados menos caracteres do que o tamanho da máscara, o valor será completado com zeros à esquerda. |
Z | É substituído por quaisquer caracteres retornados pelo banco de dados. Seu preenchimento é opcional e quando forem retornados menos caracteres do que o tamanho da máscara, nada será feito em relação aos caracteres que estão faltando. Além disso os zeros à esquerda serão suprimidos. Obrigatoriamente o uso deste caracter é à esquerda da máscara quando usado em conjunto com o X. |
Por exemplo, é possível configurar a máscara para a exibição de um número de telefone:
Ele irá aparecer com a seguinte formatação na execução:
Também é possível configurar a máscara de exibição da seguinte maneira:
Exemplos de máscaras:
Campo | Máscara | Valor Digitado | Valor Formatado |
---|---|---|---|
Número de Telefone | (xx) xxxx - xxxx | 12345678 | (00) 1234 - 5678 |
Número de Telefone | (xx) xxxx - xxxx | 1234567890 | (12) 3456 - 7890 |
Número de Telefone | (zz) xxxx - xxxx | 12345678 | ( ) 1234 - 5678 |
Software Key (Letras e Números) | xxxx-xxxx-xxxx-xxxx | Q1W2E3R4T5Y6U7I8 | Q1W2-E3R4-T5Y6-U7I8 |
Repetir Valor:
Habilitar esta opção permite repetir o valor do campo caso este seja igual ao valor do registro anterior na base de dados.
Exemplo:
Tipo SQL
Informa o tipo do campo no banco de dados.
Configuração de Lookup
Forma utilizada para disponibilizar ao usuário final uma lista de valores onde poderão ser selecionados os itens que serão utilizados no formulário. Por exemplo, para um campo sexo no banco de dados com valores M ou F pode ser apresentado como Masculino ou Feminino ou de forma dinâmica, ter esses valores recuperados de uma tabela do banco de dados.
Configuração de exibição de campo com lookup de consulta.
-
Métodos para Lookup
Estão disponíveis dois métodos de lookup: Manual (informando manualmente as condições de seleção) ou Automático (utilizando uma query de banco de dados).
Seleção do tipo de Lookup.
-
Lookup de Edição - Automático
Interface Lookup de Consuta Automático.
- Comando Select : Define o comando SQL que irá recuperar o valor a ser exibido no campo da consulta. O comando deverá ter o seguinte formato
SELECT campo_a_ser_exibido FROM tabela WHERE campo_chave = {campo_da_consulta}
.O campo da consulta deve ser referenciado sempre entre chaves {}. No momento da execução, o campo entre chaves será substituido pelo seu valor na tabela.
- Múltiplas Opções : Quando o Comando Select informado retornar vários valores, a opção Sim deve ser selecionada.
- Delimitador : Define o separador dos valores retornados pelo Comando Select, esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Múltiplas Opções.
- Usar o lookup em :
- Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).
- Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).
- Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.
- Valor Default : Define um valor padrão, usado nos casos onde o comando select não retorna nenhum valor.
- Exibir valor original e lookup : Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.
- Separados Por : Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.
- Usar conexão específica : Permite selecionar uma outra conexão existente no projeto diferente da conexão atual da consulta.
- Comando Select : Define o comando SQL que irá recuperar o valor a ser exibido no campo da consulta. O comando deverá ter o seguinte formato
-
Lookup de Edição - Manual Lookup usado para modificar a exibição do campo com valores pré-definidos.
Interface Lookup de Consulta Manual.
-
Tipos de Lookup Define o modo de funcionamento do lookup, podendo ser : Simples Valor , Múltiplos Valores (Delimitador), Múltiplos Valores (Posição) e Múltiplos Valores (Binário).
-
Simples Valor Será exibido apenas um valor para o campo. É feita uma substituição direta do valor armazenado no banco por um label definido em uma lista.
Configuração do lookup Simples Valor.
- Label : Texto que será exibido na consulta.
- Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.
-
Múltiplos Valores (Delimitador) Poderão ser exibidos vários valores para o campo selecionado. Os valores devem ser separados por um delimitador a ser informado. É feita uma substituição das partes de uma string armazenada no campo, separadas por um delimitador, por valores contidos em uma lista.
Configuração do lookup Múltiplos Valores (delimitador).
- Label : Texto que será exibido na consulta.
- Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor E;C será substituído por Esportes Cinema .
- Delimitador : Caracter usado para separar os valores dentro de uma mesma string.
-
Múltiplos Valores (Posição) Permite recuperar diversas informações armazenadas em uma única string do campo selecionado. Para que estas informações sejam recuperadas são informados, além do label, a posição inicial e a quantidade de bytes que cada informação ocupa dentro da string.
Como exemplo usaremos uma string para armazenar Sexo, Estado civil e Hobby respectivamente. Sexo ocupa um byte, estado civil um byte e hobby dois bytes.
Para tanto definimos a lista como:
Label Valor Inicio Tamanho Masculino M 1 1 Feminino F 1 1 Casado C 2 1 Solteiro S 2 1 Estudar ED 3 2 Esportes ES 3 2 Ler LE 3 2 Exemplo: A string MCED seria apresentada na consulta como: MasculinoCasado Estudar.
Configuração do lookup Múltiplos Valores (Posição).
- Label : Texto que será exibido na consulta.
- Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.
- Início : Posição inicial na string onde a informação está gravada. A primeira posição é sempre 1.
- Tamanho : Quantidade de bytes que a informação ocupa na string.
-
Múltiplos Valores (Binário) Permite recuperar diversas informações armazenadas em forma decimal do campo selecionado.
Como exemplos usaremos a seguinte lista (apesar de não ser informado na interface de inclusão de valores na lista, cada item possui um valor atribuido automaticamente de acordo com a ordem):
Valor Atribuído Descrição no Lookup 1 Esportes 2 Cultura 4 Lazer 8 Leitura 16 Música Para exibição dos dados é realizada uma decomposição do número decimal armazenado no banco. Por exemplo: os números 11 e 12 (gravados na base de dados) seriam decompostos da seguinte forma:
11 = 1 + 2 + 8 = (Esportes - Cultura - Leitura)
Valor Atribuído Descrição no Lookup 1 Esportes 2 Cultura 4 Lazer 8 Leitura 16 Música 12 = 4 + 8 = ( Lazer - Leitura)
Valor Atribuído Descrição no Lookup 1 Esportes 2 Cultura 4 Lazer 8 Leitura 16 Música Configuração do lookup Múltiplos Valores (Binário).
- Label : Texto que será exibido na consulta.
- Botão Incluir : Inclui na lista os valores preenchidos nos campos Label e Valor.
- Botão Alterar : Altera os atributos do item selecionado.
- Botão Excluir : Exclui o item selecionado.
- Botão Limpar : Limpa os campos.
- Botão Salvar : Permite que o usuário salve toda a lista, para posterior utilização através da opção Carregar Definição de Lookup.
- Carregar Definição de Lookup : Permite carregar uma Lista de valores pré-definida para uso como lookup.
- Usar o lookup em :
- Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).
- Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).
- Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.
- Valor Default : Define um valor padrão, usado nos casos onde o valor armazenado não corresponde a nenhum valor da lista.
- Exibir valor original e lookup : Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.
- Separados Por : Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.
-
-
Configuração da Visualização
A Configuração da Visualização permite definir valores de CSS para campos individualmente. Para cada Esquema de Visualização do Scriptcase existem os mesmos atributos disponíveis nesta Interface.
Interface de configuração da visualização.
- Configuraçõe de visualização
- Fonte do Texto : Permite escolher o tipo de fonte, que será aplicado no campo da aplicação.
- Tamanho da Fonte : Permite escolher o tamanho da fonte, que será aplicado no objeto da aplicação.
- Texto Itálico : Permite aplicar o tipo itálico na fonte.
- Texto Negrito : Permite aplicar o tipo negrito na fonte.
- Qtde de caracteres a exibir : Quantidade de caracteres a ser exibido.
- Alinhamento de texto : Permite posicionar o campo no local desejado (esquerda,direita,centro e justificado).
- Alinhamento Vertical : Permite posicionar o campo no local desejado (topo, meio ou inferior).
- Imagem de Fundo : Permite adicionar uma image de fundo ao campo.
- Quebra de linha : Habilita a possibilidade de quebra de linha para o campo.
- Cor do conteúdo : Altera a cor do conteúdo do campo da consulta e do campo do agrupado, quando disponível.
- Cor de fundo : Permite escolher a cor, utilizando uma paleta de cores para ser aplicada como plano de fundo do campo da aplicação.
- Largura : Para definir a largura do campo.
- Altura : Para definir a altura do campo.
- Alinhamento Horizontal do Título : Permite definir o alinhamento horizontal para o título do campo (esquerda, direita ou centralizado).
- Alinhamento Vertical do Título : Permite definir o alinhamento vertical para o título do campo (topo, meio ou inferior).
- Cor do título : Permite escolher através de uma palhete de cores uma cor para o do título do campo.
- Cor do fundo título : Permite escolher através de uma palhete de cores uma cor para o fundo do título do campo.
- Negrito : Exibe o título do campo em negrito
Configuração do PDF
Quebra de linha
Esta opção permite quebrar a linha no arquivo PDF quando exportado.
Configuração de Gráficos
Com a utilização desta opção, aparecerá na consulta, na linha de Título do campo, um ícone para exibição do gráfico.
Neste tipo de opção escolhemos duas colunas para montagem do gráfico. A primeira é o próprio campo que estamos trabalhando, e a segunda é um campo que escolheremos e que chamaremos de “Coluna para Label”.
Agrupar pelo Label:
Agrupar valores da coluna pelo label. Semelhante ao efeito de um group by em um Select.
Função de Sumarização:
Função de sumarização a ser aplicada aos dados da coluna. As funções que podem ser utilizadas no campo são as seguintes: Count, Sum, Max, Min e Avg.
Gráfico Configurável:
Permite que o usuário configure os parâmetros de criação dos gráficos durante a execução da aplicação.
Exibir Valores:
Exibe os valores do gráfico gerado
Coluna para Label:
Coluna para Label do campo.
Largura do Gráfico:
Largura do gráfico, em pixels.
Altura do Gráfico:
Altura do gráfico, em pixels.
Altura da Legenda:
Altura máxima, em porcentagem entre o gráfico e o espaço (no topo) reservados para legendas.