Variáveis do Scriptcase
Variáveis de campos
No Scriptcase os campos internamentes são tratados como variáveis locais do php, entretando, na interface do Scriptcase é necessário informá-los utilizando chaves, assim é possível recuperar ou atribuir valores aos campos da aplicação.
Esses campos podem ser utilizados nos eventos do Scriptcase, mas não irão funcionar apartir do evento onScriptInit pelo fato de que só os eventos após ele estarão com valores nos campos.
Nos exemplos abaixo é possível visualizar o funcionamento dos campos.
Recuperando valor do campo:
Para atribuir o valor do campo a uma variável local para ser utilizado dentro de um evento podemos fazer da seguinte maneira:
$var_local = {campo_aplicacao};
Para atribuir o valor do campo a uma variável global para ser utilizado entre aplicações podemos fazer da seguinte maneira:
[variavel_global] = {campo_aplicacao};
Atribuindo valor ao campo:
Para atribuir um valor ao campo, podemos fazer atribuição da mesma maneira que é feito com as variáveis, e se possível de acordo com o tipo do campo:
Campo tipo Texto: {campo_texto} = “Esse é um texto de exemplo”;
Campo tipo Número: {campo_numero} = 100;
Variáveis Globais (Variáveis de Sessão)
As variáveis globais são armazenadas na sessão da aplicação e podem ser utilizadas para passagem de parametro entre as aplicações do projeto, por exemplo, para a criação de uma ligação entre aplicações.
Por se tratar de uma variável de sessão, após definda, seu valor poderá ser recuperado em qualquer evento da aplicação ou em outras aplicações do projeto.
É importante identificar a ordem de execução dos eventos da aplicação, já que a recuperação do valor atribuído a variável será possível apenas nos eventos que forem executados após sua definição.
Sintaxe
A variávle global deve ser utilizada entre colchetes, desta forma: [variavel_global]
.
Ela pode ser utilizada em vários locais das aplicações e podem ser inicializadas com um valor (string, número, outra variável ou um campo) ou utilizada diretamente em uma validação ou na clausula WHERE de uma aplicação.
Exemplo da variável utilizada em uma validação
Neste exemplo, a variável foi declarada em outra aplicação, aqui, apenas valida o valor atual da variável
if ( empty([user_login]) ) {
sc_alert('Usuário não identificado!');
}
Passagem de parâmetro entre aplicações
Como falado anteriormente, a variável global pode ser utilizada para realizar passagem de parâmetro entre aplicações.
É utilizando esta caracteristicas que devemos configurar aplicações para a criação de alguns tipos de ligação entre aplicações. Para utilizar este recurso, devemos adicionar uma variável global na clausula WHERE da aplicação de destino (Aplicação que será chamada na ligação).
Veja abaixo alguns exemplos
Configuração de parâmetro em aplicações: Consulta, Gráfico e ReportPDF
Este tipos de aplicação permitem a alteração do SQL, neste caso, devemos adicionar a clausula WHERE
e utilizar uma variável global como o valor: WHERE orderid = [order]
Configuração de parâmetro em aplicações: Formulário, controle, e Calendário
Estas aplicações não permitem a alteração da query, porem disponibilizam um campo onde devemos informar apenas a condição desejada: orderid = [order]
Variáveis Locais
As variáveis locais são basicamente as variáveis do próprio PHP. Essas variáveis devem ser definidas utilizando um cifrão $ no inicio e os nomes de variável são case-sensitive.
Essas variáveis só funcionam nos eventos ou métodos, utilizando ela em um evento ela ficará disponível somente nesse mesmo evento.
Nomes de variável seguem as mesmas regras como outros rótulos no PHP. Um nome de variável válido inicia-se com uma letra ou sublinhado, seguido de qualquer número de letras, números ou sublinhados.
Abaixo podemos ver alguns exemplos das variáveis locais:
$texto = "Essa variável armazena um Texto";
$numero = "Essa variável armazena um Texto";
Para mais informações acesse a página sobre as variáveis do php.