Criando uma aplicação Procedure
Para criar uma aplicação no projeto acesse o menu Aplicação > Nova Aplicação, clique no ítem Nova Aplicação da barra de ferramentas ou utilize a tela de atalho F2.
Os atalhos da interface do Scriptcase podem ser configurados na opção Minhas Teclas de Atalho no menu Configurações.
O Scriptcase oferece diversos tipos de aplicações que podem ser criadas de forma simples e rápida através da sua interface.
Esta aplicação está disponível apenas para os bancos de dados MSSQL Server, Oracle e Db2. É compatível somente quando uma conexão com um desses tipos de banco de dados é selecionada.
Nova Aplicação
Dados da Aplicação
Nome da Stored Procedure
Neste atributo, o desenvolvedor deve especificar o nome da Stored Procedure criada no banco de dados.
Conexão
Define a conexão principal que será utilizada pela aplicação criada.
Todas as conexões existentes no projeto estarão disponíveis neste campo.
Após a criação da aplicação, sua conexão pode ser alterada menu SQL nas configurações das aplicações ou utilizando a macro sc_change_connection para a criação de um sistema multi empresa, por exemplo.
Conexão com Dicionário de dados
Caso a conexão selecionada possuia um dicionário de dados vinculado, o nome do dicionário de dados será exibido logo a baixo do campo. Este nome serve como um link para a configuração do dicionário de dados.
Clique aqui para acessar nossa documentação sobre o dicionário de dados.
Nome
Define o nome para a aplicação criada. Este campo é obrigatório e deve conter entre 1 e 64 caracteres, que podem ser valores alfanuméricos, ponto(.), traço(-) e sublinhado(_).
Os demais caracteres especiais assim como espaço não são permitidos.
Localização
Idioma padrão da aplicação que será criada. Todos os idiomas disponívels no projeto são listados, e o idioma padrão do projeto vem selecionado automaticamente.
Clique aqui para saber como adicionar um novo idioma ao projeto.
Após a criação da aplicação seu idioma padrão pode ser alterado no menu Aplicação > Configuração nas configurações da aplicação.
Editando o Charset do idioma
Nesta tela, é possível também alterar o charset dos idiomas do projeto. Basta clicar no botão editar, posicionado após o campo de seleção do idioma.
Ao clicar podemos mudar o charset selecionado para o idioma nas configurações do projeto.
Esta alteração servirá apenas para a aplicação que está sendo criada, o charset dos idiomas nas configurações do projeto continuam os mesmos.
Quantidade de Parâmetros
Neste atributo, o desenvolvedor deve informar a quantidade de parâmetros de entrada que serão utilizados. É importante destacar que todos os parâmetros definidos nesta etapa se tornam obrigatórios para o funcionamento da aplicação.
Após a criação, é possível modificar os parâmetros (adicionar ou remover) acessando o menu SQL.
Caso a Stored Procedure não possua parâmetros de entrada, o desenvolvedor deve inserir o valor 0 no campo Quantidade de Parâmetros.
Edição de Campos
Nesta aba, iremos configurar os parâmetros definidos durante a criação da aplicação, para que possam ser corretamente ajustados.
Parameter
Exibe a quantidade de parâmetros informada na seção Dados da Aplicação, no atributo Quantidade de Parâmetros.
Var Nome
Neste atributo, o desenvolvedor deve informar o nome das variáveis que serão utilizadas na aplicação. Esses nomes devem corresponder aos parâmetros definidos na Stored Procedure do banco de dados.
Tipo
Selecione o tipo de dado correspondente ao parâmetro da Stored Procedure: INT ou VARCHAR.
Valor
Especifique um valor para validar a Stored Procedure informada.
Tema
Nessa tela você seleciona o tema que a aplicação irá utilizar. O tema padrão do projeto, que pode ser visualizado em Projeto > Propriedades, virá selecionado automaticamente.