Feedback

Criando um Calendário

Para criar uma aplicação no projeto acesse o menu Aplicação > Nova Aplicação, clique no ítem Nova Aplicação da barra de ferramentas ou utilize a tela de atalho F2.

Os atalhos da interface do Scriptcase podem ser configurados na opção Minhas Teclas de Atalho no menu Configurações.

Menu Aplicação destacando a opção de Nova Aplicação

O Scriptcase oferece diversos tipos de aplicações que podem ser criadas de forma simples e rápida através da sua interface.

Nova Aplicação

Lista de aplicações que podem ser criadas.

Dados da Aplicação

Campos obrigatórios para a criação de aplicações

Conexão

Define a conexão principal que será utilizada pela aplicação criada.
Todas as conexões existentes no projeto estarão disponíveis neste campo.

Campo conexão na tela de dados da aplicação

Após a criação da aplicação, sua conexão pode ser alterada menu SQL nas configurações das aplicações ou utilizando a macro sc_change_connection para a criação de um sistema multi empresa, por exemplo.

Conexão com Dicionário de dados

Campo conexão na tela de dados da aplicação

Caso a conexão selecionada possuia um dicionário de dados vinculado, o nome do dicionário de dados será exibido logo a baixo do campo. Este nome serve como um link para a configuração do dicionário de dados.

Clique aqui para acessar nossa documentação sobre o dicionário de dados.

Nome

Define o nome para a aplicação criada. Este campo é obrigatório e deve conter entre 1 e 64 caracteres, que podem ser valores alfanuméricos, ponto(.), traço(-) e sublinhado(_).

Campo nome da aplicação

Os demais caracteres especiais assim como espaço não são permitidos.

Tabela

Define as tabelas que serão utilizadas na aplicação.

As aplicações do tipo Formulário e Calendário permitem o uso de apenas uma tabela.

Localização

Campo seleção de idioma da aplicação

Idioma padrão da aplicação que será criada. Todos os idiomas disponívels no projeto são listados, e o idioma padrão do projeto vem selecionado automaticamente.

Clique aqui para saber como adicionar um novo idioma ao projeto.

Após a criação da aplicação seu idioma padrão pode ser alterado no menu Aplicação > Configuração nas configurações da aplicação.

Editando o Charset do idioma

Nesta tela, é possível também alterar o charset dos idiomas do projeto. Basta clicar no botão editar, posicionado após o campo de seleção do idioma.

botão editar idioma

Ao clicar podemos mudar o charset selecionado para o idioma nas configurações do projeto.

Opções do botão editar idioma

Esta alteração servirá apenas para a aplicação que está sendo criada, o charset dos idiomas nas configurações do projeto continuam os mesmos.

Editar Campos

Esta tela exibe os campos das tabelas selecionadas e permite realizar ajustes antes da criação da aplicação, como alteração do tipo de dado, nome de exibição e outras configurações.

Lista de campos no processo de criação da consulta

Campos

Nomes dos campos do banco de dados.

Label

Nomes dos campos exibidos na interface da aplicação gerada.

Tipo de dado

Especifica o tipo de dado do campo.

Inserção

Define os campos disponíveis para a inserção de novos registros.

Atualização

Define os campos disponíveis para a atualização.

Ready-only

Define se o campo será apenas para leitura.

Obrigatório

Define se o campo será obrigatório.

Editar Campos do Calendário

Nesta configuração de campos, será feito o vínculo entre os campos do calendário e os campos da tabela utilizada nesta aplicação.

Lista de campos no processo de criação do calendário

Campos do Formulário

São os campos retornados da tabela do banco de dados.

Campos da Tabela

São os campos do calendário que serão vinculados aos campos da tabela.

Tema

Nessa tela você seleciona o tema que a aplicação irá utilizar. O tema padrão do projeto, que pode ser visualizado em Projeto > Propriedades, virá selecionado automaticamente.

Definição do esquema das aplicações