Feedback

Programação

Nesta versão do Scriptcase está incorporada o conceito de programação, com a utilização de recursos de atributos, métodos e bibliotecas. Na versão anterior já era possível criar regras de negócio nas aplicações, utilizando este conceito o grande diferencial é que agora isto poderá ser realizado de forma mais organizada, facilitando tanto o desenvolvimento quanto o entendimento da regra por outro desenvolvedor.

Atributos

Os Atributos são variáveis que tem escopo global dentro da aplicação declarada. Um atributo pode ser referenciado em todos os métodos e eventos de uma aplicação.

Interface Configuração dos Atributos. Interface Configuração dos Atributos.

  • Atributos
    • Nome do Atributo : Esta caixa de texto permite informar o nome do atributo, após ser digitado o nome basta clicar no botão incluir. Caso deseje alterar será necessário clicar no nome do atributo (localizados a esquerda dos botões) efetuar a alteração necessária e clicar no botão alterar. Caso seja necessário excluir algum atributo, é necessário realizar o mesmo processo do botão alterar, só que ao selecionar o atributo é necessário clicar no notão excluir. O botão limpar, como o próprio nome diz limpa toda a lista de atributos localizadas a esquerda do botão.

Bibliotecas Internas

Para utilizar uma biblioteca é só selecionar o tipo correspondente ( Bibliotecas do Projeto por exemplo) e marcá-la. Este processo faz com que os métodos existentes na biblioteca, sejam visíveis em todos os Eventos e Métodos da aplicação. Veja como criar e gerenciar bibliotecas acessando aqui.

Interface de gerenciamento de bibliotecas internas Interface de gerenciamento de bibliotecas internas

Métodos PHP

Métodos são funções ou procedimentos declarados pelo desenvolvedor, que ajudam a aplicação das regras de negócio para um aplicativo. Usando métodos nas aplicações é possível a reutilização de código e melhorar a produtividade de desenvolvimento.

Criando um novo método

Interface de criação de método PHP

  • Defina o nome para o novo método e clique no botão Criar. Como na imagem abaixo.

O código dos métodos PHP são incorporados à uma mesma classe, desta forma, não é possível a utilização de duas funções com o mesmo nome, mesmo quando utilizadas em métodos diferentes.

Inclusão do método.

  • Métodos podem ter parâmetros de passagem.

Inclusão do método.

  • Adicionar a quantidade variáveis:

Definição de parâmetros do método PHP

  • Definição da variável:

Definição da variável

  • Nome : Digite o nome da variável.
  • Tipo : Selecione o tipo de variáveis como: por valor ou por referência.
  • Valor padrão : O valor do parâmetro usado para inicializar a variável na chamada tim e.

Referências permitem que você crie um segundo nome para uma variável que você possa usá-lo para ler ou modificar os dados originais armazenado naquela variável.

  • Edição do parâmetro:

Interface de edição de parâmetros do método PHP

  • Marca todos os parâmetros : Seleciona todos os parâmetros variáveis em parâmetros de campo.
  • Desmarca todos os parâmetros : Desmarca todos os parâmetros de seleção de variáveis em parâmetros de campo.
  • Edita a variável selecionada : Edita a variável selecionada em parâmetros de campo.
  • Elimina a variável selecionada : Elimina a variável selecionada em parâmetros de campo.

Métodos JavaScript

Métodos são funções ou procedimentos declarados pelo desenvolvedor, que ajudam a aplicação das regras de negócio para um aplicativo. Usando métodos nas aplicações é possível a reutilização de código e melhorar a produtividade de desenvolvimento.

Criando um novo método

Interface de criação de método JavaScript Interface de criação de método JavaScript

  • Definir o nome para o novo método e clique no botão Criar. Como na imagem abaixo.

Inclusão do método. Inclusão do método.

  • Métodos podem ter parâmetros de passagem. Inclusão do método.
    • Adicionar a quantidade variáveis: Definição de parâmetros do método JavaScript Definição de parâmetros do método JavaScript
    • Definição da variável: Definição da variável Definição da variável
      • Nome : Digite o nome da variável.
      • Tipo : Selecione o tipo de variáveis como: por valor ou por referência.
      • Valor padrão : O valor do parâmetro usado para inicializar a variável na chamada tim e.

        Referências permitem que você crie um segundo nome para uma variável que você possa usá-lo para ler ou modificar os dados originais armazenado naquela variável.

    • Edição do parâmetro: Interface de edição de parâmetros do método JavaScript
      • Marca todos os parâmetros : Seleciona todos os parâmetros variáveis em parâmetros de campo.
      • Desmarca todos os parâmetros : Desmarca todos os parâmetros de seleção de variáveis em parâmetros de campo.
      • Edita a variável selecionada : Edita a variável selecionada em parâmetros de campo.
      • Elimina a variável selecionada : Elimina a variável selecionada em parâmetros de campo.