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Filtro Avançado

Selecionar Campos

Adicionando e removendo campos de aplicativos

A definição dos campos deve ser realizadas utilizando os botões de seleção, localizados entre as colunas.

  • img_mover_direita_todos - Mover todos os campos para a direita.
  • img_mover_direita - Move apenas os campos selecionados para a direita
  • img_mover_esquerda - Move apenas os campos selecionados para a esquerda.
  • img_mover_esquerda_todos - Mover todos os campos para a esquerda.

Na coluna da esqueda, estão os campos que não estão em uso, na coluna da direita os campos selecionados para uso na aplicação, na ordem de exibição.

Selecione os campos que devem fazer parte da aplicação e utilizando o botão img_mover_direita mová-os para a coluna da direita.

Para selecionar campos em sequencia basta clicar em um campo e arrastar. Precionando control (Ctrl) é possível selecionar multiplos campos alternados.

Posicionando os campos

Exemplo de posicionamento dos campos

Ordem de exibição do campo

Os campos serão exibidos na aplicação respeitando a ordem definida na coluna da direita.

A ordem de exibição deve ser definida utilizando os botões de ordenação img_mover_para_cima e img_mover_para_baixo que irão mover os campos selecionados na coluna.

Lembrando que os campos devem está posicionados dentro de um bloco (grid_customers) que por sua vez deve está dentro de uma página (Pag1).

Ordernação dos campos

Exemplo de posicionamento dos campos

Salvar e restaurar

Abaixo das colunas existem dois botões:

  • Salvar que grava o posicionamento atual dos campos nas colunas.
  • Restaurar que reorganiza os campos retornando para o ultimo posicionamento salvo.
Restaurar posicionamento para a ultima definição salva.

Restaurando posicionamento dos campos

Obrigatórios

Define quais campos da aplicação serão de preenchimento obrigatório.

Interface campos Obrigatórios.

Na aplicação gerada é exibido um marcador ao lado do campo e é gerada uma crítica caso não seja atribuído nenhum valor.

Interface de configuração do posicionamento do marcador. Interface de configuração do posicionamento do marcador.

  • Posição do marcador : Posição do marcador em relação ao campo.
  • Mostrar mensagem : Exibe ou não a mensagem de erro na validação.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas da aplicação está dividida em duas partes: Superior e Inferior, de forma que é possível definir quais botões serão exibidos em ambos locais. A seleção dos botões das barras de ferramentas, superior e inferior, funcionam de forma independente, permitindo por exemplo, que um botão esteja nas duas barras ao mesmo tempo.

É possível também, separar quais botões serão exibidos quando a aplicação for acessada em um dispositivo móvel, e suas respectivas posições na barra de ferramentas. Como podemos ver na imagem abaixo, temos a seguinte disposição:

Desktop:

Local no qual deve-se configurar a barra de ferramentas para exibição “Versão Web Clássica”, ou seja, tal configuração será usada na aplicação quando ela for acessada através de um Desktop.

Mobile:

Local no qual deve-se configurar a barra de ferramentas para exibição “Versão Moblie”, ou seja, tal configuração será usada na aplicação quando ela for acessada através de um dispositivo Mobile.

Interface da barra de ferramentas.

Apresenta as opções relativas aos botões de navegação que podem ser exibidos na consulta.

Filtrar:

Executa a aplicação de filtro.

Limpar:

Limpa os campos do filtro.

Editar:

Habilita a opção de Salvar Etiqueta.

Sair:

Sai da aplicação.

Outros:

Apresenta diversas opções relativas às funcionalidades da aplicação.

Idiomas:

Exibe um combobox com os idiomas disponíveis, definidos nas propriedades projeto.

Esquemas:

Exibe um combobox com os temas disponíveis, definidos nas propriedades projeto.

HelpCase:

Exibe um botão com redirecionamento para a página de ajuda.

Separador:

————————-: Exibe uma linha de separação entre os botões, quando utilizados em um grupo de botões.

Use Botões em linha:

Permite o alinhamento dos botões do filtro ao lado dos campos.

Botões inline:

Permite selecionar quais botões serão exibidos ao lado do campo, podendo ordena-los de acordo com o desejado. Esta opção está disponível ao ativar Use Botões em linha nas configurações dos botões.

Configuração dos botões:

Interface da configuração dos botões.

Atalhos:

Permite definir teclas de acesso rápido via teclado para as aplicações em execursão.

Posição dos botões em linha:

Define o posicionamento dos botões a direita ou esquerda dos campos.

Quantidade de colunas:

Define a quantidade de colunas de exibição dos botões, permitindo assim configurar se serão exibidos lado a lado ou distribuídos em colunas.

Atalhos do Teclado:

Application Hotkeys

Utilizar teclas de atalho:

Define se a aplicação utilizará teclas de atalho. Quando você ativa esta opção, as configurações de teclas de atalho antigas são desativadas.

Template de atalhos:

Seleciona o template de atalhos a partir dos esquemas criados.

Ação:

Seleciona a ação que será feita ao pressionar a tecla definida.

Teclas:

Seleciona as teclas que serão responsáveis por executar a ação escolhida.

Adicionar “+”:

Adiciona uma nova ação a lista de atalhos.

Clear:

Limpa a preferencia de atalhos de teclado selecionada.

Salvar Filtro

Este recurso permite organizar perfis de pesquisa, ele cria a opção Salvar filtro em uma aplicação de pesuisa, assim é possível salvar uma pesquisa para utilizar posteriormente. Regras podem ser adicionadas.Com essas características é possível salvar pesquisas por login de usuário.

Exemplo utilizando apenas o perfil Público

Interface de Salvar Filtro. Interface de Salvar Filtro.

Exemplo adcionando opção de vincular ao usuário logado no sistema

Interface de Salvar Filtro.

Layout

Neste módulo estão disponíveis recursos de edição, atributos e visualização da aplicação, de forma que podemos atribuir esquemas de visualização, organizar os campos em blocos, definir os valores e o formato do cabeçalho entre outros.

Blocos

Conceitualmente um bloco é um “container” onde posicionamos nossos campos de uma Aplicação de Formulário, Controle ou Consulta com orientação Slide.

Por padrão as aplicações criadas no Scriptcase são constituídas de um único bloco, este com o mesmo nome da aplicação. Podemos adicionar quantos novos blocos quisermos e organizá-los da maneira que nos for mais conveniente. Na tela abaixo observe que há uma coluna chamada ORGANIZAÇÃO , é lá que definimos se o próximo bloco virá ao lado ou abaixo do corrente.

Configuração dos blocos da aplicação Configuração dos blocos da aplicação

No lado esquerdo de cada bloco existem dois ícones, o primeiro Configuração dos blocos da aplicação tem a função de editar todas as informações relativas ao bloco e o segundo Configuração dos blocos da aplicação para exclusão do bloco.

  • Organização e Mudança de posição dos Blocos
    • Veja abaixo como alterar a ordem de exibição dos Blocos de uma Página.

    Clique e araste o bloco que deseja alterar para a sua nova posição.

    Configuração de exibição dos blocos da aplicação Configuração de exibição dos blocos da aplicação

    • Veja agora como remover um bloco da exibição

    Clique sobre o bloco desejado e arraste-o até o item “Blocos não exibidos”. Desta forma, assim como você pode remover um bloco arrastando-o até o item “Blocos não exibidos”, para mudar um bloco de página é só arrasta-lo até a página desejada. Veja as imagens abaixo.

    Configuração de exibição dos blocos da aplicação Configuração de exibição dos blocos da aplicação

    Configuração de exibição dos blocos da aplicação Configuração de exibição dos blocos da aplicação

    • Bloco
      • Nome : Nome do Bloco.
      • Label : Título do bloco que será exibido na aplicação.
    • Titulo
      • Exibir : Flag que controla se o título do bloco será exibido.
    • Label
      • Exibir : Flag que controla se o label dos campos dentro do bloco devem ser exibidos.
      • Posição : Opções de exibição do label :
        • Acima : o label será exibido acima do campo.
        • Ao Lado : o label será exibido ao lado do campo.
        • Abaixo : o label será exibido abaixo do campo.
    • Campos
      • Colunas : Quantidade de colunas a serem exibidas lado a lado dentro do bloco.
      • Posição : De que forma os campos serão exibidos dentro do bloco :
        • Abaixo : Os campos serão exibidos um abaixo do outro respeitando a quantidade de colunas.
        • Ao lado : Os campos serão exibidos ao lado do outro respeitando a quantidade de colunas.
        • Corrido : Os campos serão exibidos lado a lado sem conter tabulação.
    • Organização
      • Próximo : Forma como os blocos ficarão organizados dentro da página:
        • Abaixo : Indica que o próximo bloco será exibido abaixo.
        • Ao lado : Indica que o próximo bloco será exibido ao lado.
      • Largura : Especifica em pixels ou percentual a largura que o bloco deverá ocupar, caso a informação seja em percentual especificar (%).
      • Colapse : Habilta opção de fechar (colapse) o bloco.
  • Inclusção de blocos

    Para incluir novos blocos em uma Aplicação, basta clicar no botão Configuração de criação dos blocos da aplicação. Em seguida, será apresentada a seguinte interface para definição do nome e label do bloco. No fim clique no botão Criar.

    Interface de criação dos blocos da aplicação Interface de criação dos blocos da aplicação

    • Nome : Nome do bloco.
    • Label : Texto que será que mostrado no bloco da aplicação.

Edição dos blocos

Para editar um bloco basta clicar no ícone Configuração dos blocos da aplicação, que fica do lado esquerdo do bloco. Em seguida, será apresentada a seguinte interface para definição dos parâmentros do bloco. No fim clique no botão Salvar.

Interface de edição dos blocos da aplicação

  • Nome : Nome do bloco.
  • NTítulo : Exibe o título do bloco.
  • Exibir Título : Esta opção, quando ativada, permite exibir o título do bloco.
  • Fonte do Título : Nome da fonte aplicada no título do bloco.
  • Tamanho da Fonte : Tamanho da fonte aplicada ao título do bloco.
  • Cor da Fonte : Cor da fonte do título do bloco.
  • Cor do Fundo : Cor de fundo da linha do título do bloco.
  • Figura de Fundo : Figura de fundo da linha do título do bloco.
  • Altura do Título : Altura em pixels da linha do título do bloco.
  • Alinhamento Horizontal : Alinhamento horizontal do título do bloco (Esquerda, Centro e Direita).
  • Alinhamento Vertical : Alinhamento vertical do título do bloco(Topo, Meio e Baixo).
  • Exibir Label : Exibir os labels dos campos do bloco.
  • Colunas : Quantidade de colunas de campos no bloco.
  • Largura das Colunas : Forma de cálculo das colunas do bloco.
  • Cor do Label : Cor para exibir o label dos campos.
  • Organização dos Campos : Forma de organização dos campos no bloco.
  • Posição do Label : Define o Posicionamento do label dos campos em relação aos dados.
    • Ao Lado - Valor padrão das aplicações, posicionando a label no lado direito do input label ao Lado
    • Acima - Posiciona a label acima do input label Acima
    • Abaixo - Posiciona a label abaixo do input label Abaixo
  • Próximo Bloco : Posicionamento do próximo bloco em relação ao atual.
  • Cor da Borda : Cor da borda do bloco.
  • Largura da Borda : Largura da borda do bloco.
  • Largura do Bloco : Largura do bloco (width).
  • Altura do Bloco : Altura do bloco (height).
  • CellSpacing : Espaçamento das células do bloco.
  • Collapse : Habilta opção de fechar (colapse) o bloco.

Visualização

Nesta interface, podemos definir o esquema de visualização de uma aplicação em específico, isto porque o Scriptcase utiliza a definição de Valores Padrões por Projeto, que além do esquema de visualização, permite a definição de valores a outros atributos a nível de Projeto.

Configuração de visualização de temas da aplicação Configuração de visualização de temas da aplicação

  • Configuração de visualização
    • Modelo para o Cabeçalho : Permite a escolha do modelo para compor o cabeçalho da aplicação.
    • Modelo para o Rodapé : Permite a escolha do modelo para compor o rodapé da aplicação.
    • Botão : Permite a escolha do modelo dos botões da aplicação.
    • Temas : Escolhendo um dos temas existentes, será carregado o modo visual (cores,fontes, etc) que irá compor a aplicação.

Cabeçalho

Neste bloco é feita a definição dos conteudos variáveis que farão parte do cabeçalho.

Configuração do cabeçalho da aplicação Configuração do cabeçalho da aplicação

Esta tela pode variar dependendo do formato de cabeçalho escolhido dentro da pasta Visualização.

  • Exibir Cabeçalho : Esta flag determina se o cabeçalho será exibido.
  • Título da Consulta : Permite informar um título para ser exibido na aplicação.
  • Variáveis de Cabeçalho : Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox. Dependendo do tipo, será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
    • Campo : Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no cabeçalho.
    • Título : Esta opção quando selecionada exibirá no cabeçalho o valor preenchido no “Título do Filtro”.
    • Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no cabeçalho da controle a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em e aparecerá uma tela explicativa.
    • Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagemConfiguração do rodapé da aplicação.
    • Valor : Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no cabeçalho, pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.

Rodapé

Configuração do rodapé da aplicação Configuração do rodapé da aplicação

Esta tela pode variar dependendo do formato de Rodapé escolhido dentro da pasta Visualização.

  • Exibir Rodapé : Esta flag determina se o Rodapé será exibido na aplicação.
  • Variáveis de Rodapé : Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox, dependendo do tipo será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
    • Campo : Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no Rodapé.
    • Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no Rodapé da aplicação a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em Configuração do rodapé da aplicação e aparecerá uma tela explicativa.
    • Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagem”.
    • Valor : Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no Rodapé. Pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.