Visão Geral
No menu de Campos da aplicação, são exibidos para configuração apenas os campos foram selecionados previamente no menu Posicionamento dos campos e os campos virtuais criados posteriormente na aplicação.
Exemplo:
Campo Virtual
São campos criados através da interface de criação de campos do Scriptcase, para atender as necessidades do desenvolvedor possibilitando diversas funcionalidades a aplicação desenvolvida.
Os campos virtuais não são inseridos no seu banco de dados após a criação.
Criando um Novo Campo
Para criar um novo campo na aplicação, basta acessar o Menu ‘Campos’ e logo após clicar no item ‘Novo Campo’. Todos os campos que serão criados através deste processo são considerados Campos Virtuais pelo Scriptcase.
Como demonstra a imagem:
Logo em seguida, será exibida a tela inicial, onde será possível definir a quantidade de campos que serão criados na aplicação.
Quantidade:
Nesta opção, você pode a quantidade de campos que serão criados. Podendo assim, criar um ou mais campos. Tornando a criação de campos mais dinâmica e poupando tempo na criação dos mesmos.
Exemplo:
Inclusão de Campos
A inclusão dos Campos permite que você configure de imediato o Tipo, Nome e Label dos campos em questão. Desta forma, você pode criar diversos tipos de campos de uma só vez.
Tipo | Informa o tipo do campo que será criado na aplicação. Apenas são listados os tipos suportados pela aplicação. |
Nome | Permite que você defina o nome que o campo terá na aplicação. |
Label | Define o título que será exibido no campo ao executar a aplicação. A terminologia utilizada na interface é fundamental para que seu sistema tenha uma boa usabilidade. Neste caso, devemos utilizar nomes e termos familiares para o usuário final da aplicação, ao invés de utilizarmos termos originados no sistema. |
Sincronizar Tabela
É possível sincronizar a tabela da sua base de dados em uma aplicação existente para realizar a adição de novos campos que foram criados dentro do banco de dados. Desta forma, toda a criação de campos e inclusão na aplicação é feita de uma forma dinâmica. Isto pode ser feito através do submenu Sincronizar Tabela dentro do menu Aplicação do Formulário.
Exemplo: