Criando um Gráfico
Para criar uma aplicação no projeto acesse o menu Aplicação > Nova Aplicação, clique no ítem Nova Aplicação da barra de ferramentas ou utilize a tela de atalho F2.
Os atalhos da interface do Scriptcase podem ser configurados na opção Minhas Teclas de Atalho no menu Configurações.
O Scriptcase oferece diversos tipos de aplicações que podem ser criadas de forma simples e rápida através da sua interface.
Nova Aplicação
Dados da Aplicação
Conexão
Define a conexão principal que será utilizada pela aplicação criada.
Todas as conexões existentes no projeto estarão disponíveis neste campo.
Após a criação da aplicação, sua conexão pode ser alterada menu SQL nas configurações das aplicações ou utilizando a macro sc_change_connection para a criação de um sistema multi empresa, por exemplo.
Conexão com Dicionário de dados
Caso a conexão selecionada possuia um dicionário de dados vinculado, o nome do dicionário de dados será exibido logo a baixo do campo. Este nome serve como um link para a configuração do dicionário de dados.
Clique aqui para acessar nossa documentação sobre o dicionário de dados.
Nome
Define o nome para a aplicação criada. Este campo é obrigatório e deve conter entre 1 e 64 caracteres, que podem ser valores alfanuméricos, ponto(.), traço(-) e sublinhado(_).
Os demais caracteres especiais assim como espaço não são permitidos.
Tabela
Define as tabelas que serão utilizadas na aplicação.
As aplicações do tipo Formulário e Calendário permitem o uso de apenas uma tabela.
Campos
Define os campos que farão parte da aplicação.
Localização
Idioma padrão da aplicação que será criada. Todos os idiomas disponívels no projeto são listados, e o idioma padrão do projeto vem selecionado automaticamente.
Clique aqui para saber como adicionar um novo idioma ao projeto.
Após a criação da aplicação seu idioma padrão pode ser alterado no menu Aplicação > Configuração nas configurações da aplicação.
Editando o Charset do idioma
Nesta tela, é possível também alterar o charset dos idiomas do projeto. Basta clicar no botão editar, posicionado após o campo de seleção do idioma.
Ao clicar podemos mudar o charset selecionado para o idioma nas configurações do projeto.
Esta alteração servirá apenas para a aplicação que está sendo criada, o charset dos idiomas nas configurações do projeto continuam os mesmos.
SQL
Exibe o comando SELECT gerado após a seleção das tabelas e campos. Este campo também permite a inserção de uma instrução SQL criada previamente, desde que utilize tabelas existentes no banco de dados selecionado na conexão.
Relacionamento
Ao selecionar duas ou mais tabelas, a aba “Relacionamento” será exibida. Nesta aba são visualizados os relacionamentos montados entre as tabelas selecionadas.
O relacionamento será montado e validado automaticamente, com base na configuração de chave estrangeira da tabela.
- OK (linhas Verdes) - Relacionamento está correto de acordo com a configuração das tabelas.
- Erro (Linha Vermelha) - O relacionametno está errado de acordo com as configurações das tabelas.
- Salvo pelo usuário (Linhas Amarelas) - Salvo pelo Usuário
Esta tela de relacionamento é montada com base nas tabelas selecionadas no campo tabelas, caso o JOIN seja montado diretamente no campo SQL a aba não será exibida.
Editar Campos
Esta tela exibe os campos das tabelas selecionadas e permite realizar ajustes antes da criação da aplicação, como alteração do tipo de dado, nome de exibição e outras configurações.
Campos
Nomes dos campos do banco de dados.
Label
Nomes dos campos exibidos na interface da aplicação gerada.
Tipo de dado
Especifica o tipo de dado do campo.
Tema
Nessa tela você seleciona o tema que a aplicação irá utilizar. O tema padrão do projeto, que pode ser visualizado em Projeto > Propriedades, virá selecionado automaticamente.