Empresas cada vez mais estão percebendo que investir na experiencia dos usuários pode trazer benefícios e excelentes resultados financeiros. Os mais diversos canais digitais (website, site mobile, aplicativo, etc) são máquinas de dinheiro capazes de atingir um maior número de clientes, encontrar novos mercados e facilitar o acesso dos consumidores aos seus produtos e serviços. Mas se os usuários têm uma péssima experiência ao utilizar esses produtos ou serviços, o negócio como um todo é prejudicado. Por outro lado, se os usuários tem uma experiência positiva e agradável com a marca, eles trarão amigos e familiares para compartilhar dessa mesma experiência.

Imagine um usuário de um site de compras, por exemplo. Se ele se depara com dificuldades ou problemas para encontrar o produto desejado ou até mesmo nas etapas necessárias para efetivação de uma compra, há grandes chances dele simplesmente fechar a aba do navegador e ir para o concorrente. Se não conseguir finalizar a compra, nem a melhor promoção o fará comprar o produto. Basta um clique e ele já estará em outra loja.

Mas não é somente os usuários quem de beneficiam do investimento em UX, as empresas também melhoram a produtividade além de obterem mais lucro e retorno do investimento.

UX, ROI e produtividade

A Dra. Susan Weinschenk, chefe de UX Strategy na Human Factors International (HFI), uma das maiores empresas do mundo especializada em design centrado no usuário, mostrou em um estudo que projetos que foram desenhados com foco na experiência do usuário geraram um significativo retorno sobre o investimento (ROI).

Para exemplificar essa importância, ela citou alguns dados encontrados no artigo Why Software Fails (Por que o Software Falha). Por exemplo, a quantidade estimada de tempo que os programadores gastam em retrabalhos que poderiam ser evitados é de até 50%. Além disso, o custo para se corrigir um erro após o desenvolvimento é 100 vezes maior do que corrigir o mesmo erro antes que o projeto esteja concluído. Com isso, um projeto que contém os itens básicos de UX desde a criação tem menos possibilidades de erros e reformulações, que só apareceriam após o contato do usuário com a plataforma.

Investir em User Experience também significa cortar tempo e custos futuros com manutenções desnecessárias, permitindo que esse valor economizado seja alocado em outras necessidades e na expansão do negócio. Não é à toa que UX Designer é um dos cargos mais populares dos últimos tempos segundo o Linkedin, justificando a corrida das empresas por profissionais que entendem e dominam o assunto.

Comprovando a importância de UX

Muitas vezes precisamos de provas mais tangíveis do real valor em se investir em UX dentro de nossas empresas. Veja abaixo algumas estatísticas reunidas pelo designer Jozef Toth sobre empresas que viram resultados numéricos favoráveis depois de implementarem mudanças no design de seus produtos.

  • Scroll infinito pode diminuir as taxas de abandono na sua homepage. O site Time.com reduziu o abandono em 15 pontos percentuais depois de adotar o scroll infinito na página inicial. (Fonte)
  • Em 10 anos, um investimento de $10.000 dólares em uma empresa centrada em design teria dado um retorno de 228% maior do que um investimento convencional na bolsa de valores. (Fonte)
  • Escolher um determinado tom de azul resultou em lucro adicional de $80 milhões de dólares para o Bing. (Fonte)
  • Para cada $1 dólar investido em email marketing, o retorno médio é $44,25. (Fonte)
  • 88% dos consumidores online alegam menos chances de retornar a um site depois de uma experiência de uso negativa. (Fonte)
  • Sites que demoram para carregar custam às empresas $2,6 bilhões de dólares por ano. (Fonte)
  • Julgamentos dos usuários sobre a credibilidade de um site estão 75% baseados na sua qualidade estética. (Fonte)
  • 85% dos adultos acreditam que o site mobile de uma empresa precisa ser tão bom (ou melhor) do que o site desktop da mesma empresa. (Fonte)
  • Você tem 64 vezes mais chances de escalar o Monte Everest do que clicar em um banner. (Fonte)

UX é investimento com retorno garantido dentro de qualquer empresa, elas já perceberam isso e estão correndo atrás. Promover uma experiência bem sucedida, clara, simples e facilitada para os usuários aumenta consideravelmente as chances de reaquisição do seu produto ou serviço e ainda garante indicações para outras pessoas.


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