Quem não tem a curiosidade de saber quem foi o pioneiro em determinado meio? O primeiro médico, professor e porque não o primeiro programador? Para essa pegunta nós aqui do blog do Scriptcase temos a resposta.

Por mais incrível que possa parecer o primeiro programador do mundo foi uma mulher! Isso mesmo, Ada Augusta Byron King, a Condessa de Lovelace escreveu o primeiro programa de computador do mundo em 1843 para ser utilizado na máquina analítica de Charles Babage. A Máquina de Babbage foi apresentada como proposta (já que era difícil de ser construída) em 1833, patrocinada pela Universidade de Cambridge, da qual, em 1823, Babbage ganhara uma bolsa para conceber uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal.

O algoritmo criado por Ada calculava a sequência de Bernoulli, conhecida também como a Lei dos Grandes Números. Segundo esse teorema, caso se conheça a probabilidade de ocorrência de um evento num experimento aleatório, será possível indicar quais são as expectativas da frequência da sua ocorrência uma vez que o mesmo experimento seja repetido um número considerável de vezes sob condições semelhantes. Cara ou coroa, por exemplo. Por outro lado, se é desconhecida a probabilidade de um evento, mas o número de experimentos é muito grande, a sua probabilidade pode ser também aproximada. Esse teorema por sinal é muito utilizado no desenvolvimento de jogos, tamanha a sua complexidade e utilidade.

codigo-binario

Com esse primeiro passo um mundo de possibilidades se abriu e com isso houve a evolução natural do mundo da programação. Por isso, um mundo que hoje é basicamente dominado por homens deve a uma mulher a sua criação e início.

Você pode gostar de…

Dicas de auxilio para desenvolvedores

Já sabemos que o scriptcase é uma excelente ferramenta e agiliza muito no desenvolvimento de siste...

Processamento de Dados a partir de Formulário do Tipo Controle: Utilizando macros de consulta e inserção a Base de Dados

  O processamento dos dados pode ser realizado a nível de Base de Dados com procedimentos a...

Recepção de Parâmetros via GET em Aplicações do Tipo Formulário

Enviar um parâmetro a uma aplicação é sempre fácil quando feito dentro do ambiente do Scriptca...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.