Para entender o funcionamento da ferramenta de configuração Netinstall e sua função, primeiramente é preciso entender o que é o sistema RouterOS.

O Miktrotik RouterOS é um sistema operacional baseado em Linux. Sua função é programar e administrar a Wireless do PC por meio de uma interface gráfica.

Como faço para adquirir esse sistema? Bom, ele é pago. Mas é possível testá-lo por 24 horas, sem pagar nada. Porém após o final do prazo, para continuar a utilizá-lo aí sim será necessário pagar.

Em que tipo de computador posso utilizá-lo? Em um PC comum (x86) ou em placas SBC (Single Board Computer).

Falando agora sobre o programa em si, ele é uma ferramenta de instalação e configuração do RouterOS, sua função é permitir que o RouterOS Mikrotik possa ser instalado em um PC  ou em um Router Board (RBs) conectado a internet. O Netinstall pode ser executado em diversas plataformas do Windows.

Além da função citada a cima, é possível também reinstalar o RouterOS, quando uma instalação anterior tenha falhado, apresentado erros ou as chaves de acesso tenham sido perdidas.

Para ser possível instalá-lo é preciso que o dispositivo suporte a inicialização pela ethernet e para isso é preciso uma ligação direta de internet, com o computador Netinstall ao dispositivo de destino.

  • Todos os Router Board, suportes de rede PXE, devem ser ativos dentro do RouterOS, após isso será configurado.

Durante a instalação do sistema, para executar as configurações do gerenciador de inicialização, é preciso um cabo serial ou instalar diretamente no RouterOS através de um disco, seja USB, IDE ou CF, que será conectado à máquina Windows Netinstall. Depois de instalado, esse disco será movido para a máquina Router e funcionará.

Quando licenciado, irá gerar uma identificação única (ID) para seu servidor, junto com um arquivo Chave, além de diversas configurações como seu nome de usuário, senha, o nível de licença do RouterOS e outras opções de cadastramento.

É possível encontrar o sistema disponível para download em vários sites ou na própria página da internet da MikroTik, http://www.mikrotik.com/download.

roteador

Você pode gostar de…

Tendências de desenvolvimento web para 2017

Você verá neste post tendências para 2017 em Web Design, no meio Digital e em Desenvolvimento. Me...

Importando a biblioteca Bootstrap para dentro do Scriptcase

Neste artigo, mostraremos um exemplo prático de como tornar a biblioteca Bootstrap disponível no...

Usando as macros sc_redir e sc_apl_conf

Macro no Scriptcase é algo parecido a criação de funções na linguagem de programação PHP, na...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.