Business Analytics? Outro “Business”? O que é? Qual sua Aplicabilidade? Aprenda como Dados  podem Prever o Futuro com o Business Analytics. Veja Agora!

Devido a rápida evolução da tecnologia dos sistemas de informação em diversos ramos da sociedade, temos observado um atual mercado com um ambiente de negócios bem mais complexo. A inovação nos processos de informação tornam-se cada vez mais decisivos para o sucesso das empresas, e esses processos basicamente resumem-se a lapidação de dados brutos em informações.

Nós já falamos sobre Business Intelligence em “BI – Transformando dados em Inteligência” e hoje falaremos sobre o Business Analytics (BA). Em suma, ambas tecnologias nos auxiliam na conversão de dados em conhecimento, mas..

O que é Business Analytics?

É um conjunto de tecnologias capazes de extrair o que realmente é relevante para a empresa, e devem funcionar como uma bússola para a empresa mensurar riscos e oportunidades, e prever resultados. O Business Analytics baseia-se em análises descritiva, preditiva ou prescritiva de dados.

our company eating yours image

É utilizada para que os dados existentes forneçam o conhecimento necessário para resolução de problemas e oportunidades atuais, previsão de problemas e oportunidades futuros e como tratar os atuais e futuros problemas e oportunidades que venham a ocorrer a partir de um plano de ação. Ela também nos possibilita a descoberta de oportunidades atuais e tendências futuras de seus clientes quanto a seu produto/serviço.

Essa tecnologia analisa metodicamente os dados de uma organização de forma iterativa ou repetitiva para obtenção de novas percepções e compreensão do desempenho de negócios enfatizando a análise estatística. O estudo desses dados possibilita às empresas responder a perguntas como: “O que está acontecendo?”, “O porque do que está acontecendo?” e “O que virá a acontecer?”.

As análises de dados podem ser classificadas como descritiva, preditiva ou prescritiva. Vamos a elas:

A análise de dados descritiva envolve reunir, organizar, tabular e descrever os dados. É comumente chamado de “reporting” por gerar relatórios, e nos auxiliam nas respostas às perguntas “o que está acontecendo?” e “o por que está acontecendo?”.

Descriptive data analysis image

A análise preditiva vai além da descrição das características dos dados através de relatórios, ela utiliza desses dados e relatórios “antigos” para obtenção de padrões na tentativa de “prever” o futuro. Ela nos possibilita descobrir associações entre diferentes variáveis e confrontá-las no intuito de prever a possibilidade e a probabilidade de um “fenômeno” vir a ocorrer com base nessas relações.

predictive data analysis

Já a análise prescritiva sugere um curso de ação, como um médico prescreve um remédio, ela nos auxilia na descoberta de um plano de ação para sanar problemas ou fornecer um melhor aproveitamento das oportunidades. É utilizada para analisar variáveis e sugere um plano para controlá-las.

prescriptive-data-analysis

Hoje em dia as organizações que apenas utilizam das técnicas de Business Intelligence podem acabar tornando-se menos competitivas do que as que utilizam das ferramentas de Business Analytics para vislumbrar o futuro.

 

Análise de dados a partir de diversos tipos de dashboards tem sim na nova versão Scriptcase 9, venha conferir!

Você pode gostar de…

Business Intelligence vs Business Analytics – Diferenças e Oportunidades

Como diferenciar de uma vez por todas Business Intelligence de Business Analytics? Veja Agora como a...

Tendências de desenvolvimento web para 2017

Você verá neste post tendências para 2017 em Web Design, no meio Digital e em Desenvolvimento. Me...

BI – Transformando dados em Inteligência

BI? Business Intelligence? Inteligência Empresarial? Nesse post você aprenderá sobre o que é, qu...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.